Nem tudo que borbulha é champagne! Sabia? Os vinhos com as famosas bolhas são deliciosos, mas existem algumas diferenças básicas entre os frisantes, espumantes e champagnes e chegou a hora de você entender todas elas.

Vamos lá?

Dois termos guiam as descobertas desse post: fermentação e gás carbônico. A diferença principal entre esses três tipos de vinho é a quantidade de fermentação e, consequentemente, a quantidade de gás carbônico (as bolhas) presente em cada um deles.

 

frisante, por exemplo, é fermentado apenas uma vez e não faz espuma. Boa dica para identificar esse tipo, não é? Essa única fermentação cria bolhas sutis e faz do frisante uma bebida suave e refrescante. O lambrusco (produzido na Itália) é um dos frisantes mais conhecidos.

 

Já o espumante é fermentado duas vezes e tem uma quantidade maior de bolhas. Imagine uma fermentação que tem como base um vinho que já foi fermentado anteriormente. Assim nasce o espumante (preciso dizer que ele faz espuma?). O Prosecco é um tipo de espumante bem famoso

 

E o champagne? Ele é um espumante produzido na região de mesmo nome. Sim, para ser um champagne de verdade, essa bebida necessariamente tem que ser produzida em Champagne, no nordeste da França. Ah! E as uvas devem ser obrigatoriamente chardonnay, pinot noir e pinot meunier.

 

Agora que você já sabe a diferença entre frisante, espumante e champagne, fica mais fácil fazer a sua escolha.