Vinhos da Geórgia

A Geórgia está localizada nas montanhas do Cáucaso, no extremo leste da Europa. O território faz fronteira com a Rússia, Armênia, Azerbaijão e Turquia. O país obteve sua independência após a dissolução da URSS em 1991.

A Geórgia tem uma história na produção do vinho que data de 8 mil anos, graças a vestígios de uma ânfora encontrados por arqueólogos. Por causa dessas descobertas, muitos especialistas consideram a região o berço do vinho.

A Geórgia possui clima e solo incríveis para a produção de uvas, tanto que já abrigaram mais de 500 variedades diferentes de uvas nativas em seu território; entre as mais conhecidas estão as saperavi, rkatsiteli, shavkapito, kisi, tavkveri, khikhvi, ojaleshi.

O vinho é tão importante para a cultura do país que um dos símbolos mais representativos é a estátua “Mãe Georgia”, que oferece uma taça de vinho aos amigos e uma espada aos inimigos.

O processo de fabricação do vinho utiliza barris de carvalho e uma parte da produção segue os antepassados, com o método tradicional georgiano, que fermenta as uvas em grandes ânforas de barro, chamadas qvevri. Elas são seladas com argila e enterradas no solo por um tempo que varia de acordo com o tipo de vinho. 

A Tbilvino é uma das maiores e mais tradicionais vinícolas do país e exporta sua produção para várias partes do mundo.  Os vinhos da Georgia chegaram ao Brasil há cerca de um ano, através da Mundus  Vini a única importadora brasileira que vende os vinhos produzidos pela Tbilvino. 

Nós temos à disposição 12 rótulos,  que vão desde do vinho branco, rose com as Rkastsiteli e Mtsvane, os tintos com a uva Saperavi e o famoso vinho laranja com a  Rkastsiteli, feito com o suco e a pele da uva,  fermentados em Qvevri, as ânforas de argila enterrado no solo, o que produz um sabor e cor únicos.

Você encontra os saborosos vinhos da República da Georgia no site da Mundus Vini a preços bem atraentes. Aproveite, compre e deguste esses tradicionais vinhos.

 

Compre Agora