Vinhos da Geórgia

A Geórgia está localizada nas montanhas do Cáucaso, no extremo leste da Europa. O território faz fronteira com a Rússia, Armênia, Azerbaijão e Turquia O país obteve sua independência após a dissolução da URSS em 1991.

A Geórgia tem uma história na produção do vinho que data de 8 mil anos, graças a vestígios encontrados por arqueólogos de uma ânfora, portando é considerada por muitos o berço do vinho.

 A Geórgia possui o clima e o solo incrível para a produção de uvas, tanto que já abrigaram mais de 500 variedades diferentes e nativas em seu território, entre as mais conhecidas estão as saperavi, rkatsiteli, shavkapito, kisi, tavkveri, khikhvi, ojaleshi.

O vinho é tão importante para a cultura do país que um dos símbolos mais importantes a estátua “Mãe Georgia” oferece uma taça de vinho aos amigos e uma espada aos inimigos.

O processo de produção do vinho utiliza barris de carvalho e uma parte da produção segue os antepassados com o método tradicional georgiano, que fermenta as uvas em grandes ânforas de barro, chamadas qvevri, que são seladas com argila e enterradas no solo por um tempo que varia de acordo com o tipo de vinho. 

Uma das maiores vinícolas, a Tbilvino, batizada com o mesmo nome da capital da Georgia, é uma das grandes produtoras de vinho do país e exporta para várias partes do mundo. Os vinhos da Georgia chegaram ao Brasil há cerca de um ano, através da MundusVini que é a única importadora no país que vende os vinhos produzidos pela Tbilvino através do site mundusvini.com.br 

A importadora tem à disposição 12 rótulos que vão desde do vinho branco, rose com as Rkastsiteli e Mtsvane, os tintos com a uva Saperavi e o famoso vinho laranja com a  Rkastsiteli feito com o suco e a pele são fermentados em Qvevri, as ânforas de argila enterrado no solo) o que produz um sabor e cor únicos.

Você encontra os vinhos da Georgia com exclusividade no 

www.mundusvini.com.br

Related Products